quarta-feira, 6 de maio de 2015

PARCERIAS DE SUCESSO



          FAÇA AS COMBINAÇÕES CERTAS E MULTIPLIQUE OS BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS QUE COLOCA NO PRATO. 

ARROZ + FEIJÃO: Uma das melhores parcerias do mundo vegetal pra sua vida, a junção deles resulta em uma proteína de alto valor biológico, fornecedora de aminoácidos essenciais que não produzimos naturalmente. O arroz contribui com a digestão e a absorção do ferro presente no feijão – a versão integral, repleta de fibras, é ainda melhor. A dupla tem baixo índice glicêmico, significa que a energia é liberada aos poucos na corrente sanguínea e a sensação de saciedade dura mais tempo. Quantidade recomendada: 1 colher grande de arroz para cada ½ concha de feijão.

LARANJA + FEIJÃO: A fruta é rica em vitamina C, que facilita a absorção do ferro do feijão, mineral essencial para manter o sistema imunológico em dia e transportar o oxigênio pela corrente sanguínea, necessita de um meio ácido para ser absorvido. A laranja é antioxidante, seu consumo evita o processo natural de perda de ferro pelo organismo. Quantidade recomendada: 1 laranja para cada 5 colheres de feijão.

BRÓCOLIS+ AZEITE: O vegetal melhora a coagulação do sangue e neutraliza os radicais livres. Fazem parte do grupo de alimentos ricos em vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), ou seja, dependem da presença de gordura para serem absorvidas pelo corpo. Quantidade recomendada: 1 colher de azeite para cada 3 buquês de brócolis. Agrião, abóbora, espinafre, repolho e couve também se beneficiam dessa combinação.

BANANA + AVEIA: O cereal diminui a absorção do carboidrato presente na fruta, reduzindo o índice glicêmico. As fibras solúveis auxiliam na manutenção dos níveis saudáveis de colesterol, no bom funcionamento do intestino e na prevenção do câncer de cólon.  Quantidade recomendada: 2 colheres de aveia para cada banana.

CANELA + BANANA: A fruta é rica em triptofano, aminoácido que produz serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. A canela potencializa essa absorção e diminui os níveis de açúcar no sangue, evitando que o organismo armazene-o em forma de gordura. No período pré-menstrual reduz a compulsão por doces. Quantidade recomendada:  1 colher de chá rasa de canela em pó para cada banana. 

ALHO + SALADA: Bom substituto do sal e dos temperos artificiais que têm alto teor de sódio. Auxilia o controle do colesterol e da pressão arterial, tem ação antifúngica e, por isso, ainda pode ajudar a preservar os alimentos mais suscetíveis a contaminações, como é o caso de vegetais crus em geral. Quantidade recomendada: 1 ou 2 dentes de alho para cada prato de sobremesa de salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário