sexta-feira, 3 de março de 2017

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - Ensino Fundamental - provão 2017

 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA OS EXAMES GERAIS DA EJA 
DO ENSINO FUNDAMENTAL – 5º ao 8º Ano

1) ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS

A) L Í N G U A   P O R T U G U E S A   PARA PROVÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL


01. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
02. FONOLOGIA: Fonema; Encontros vocálicos; Encontros consonantais; Dígrafos; Divisão silábica.
03. ORTOGRAFIA: Dificuldades ortográficas; Pontuação; Tonicidade e acentuação gráfica.
04. MORFOLOGIA: Elementos estruturais da palavra; Formação das palavras; Processo da formação das palavras; Classes de palavras; Substantivo; Artigo; Adjetivo; Numeral;Pronome; Verbo; Advérbio; Preposição; Conjunção; Interjeição.
 05. SINTAXE: Frase / oração / período; Termos essenciais da oração; Sujeito: classificação; Predicado: verbal, nominal e verbo nominal; Termos integrantes da oração; Complementos verbais: objeto direto e indireto; Agente da passiva; Termos acessórios da oração; Adjunto adnominal e adverbial; Vocativo e aposto; Período composto por coordenação; Período composto por subordinação; Concordância verbal e nominal; Colocação pronominal.
 06. SEMÂNTICA: Sinônimos; Antônimos.
 07. ESTILÍSTICA (Figuras de linguagem)



B) L Í N G U A   I N G L E S A   PARA PROVÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL




01 – TEXT: Comprehension.
02 – PLURAL OF NOUNS
03 – OBJECT PRONOUNS
04 – DEMONSTRATIVE PRONOUNS
05 – DEFINITIVE AND INDEFINITE ARTICLES
06 – ADJECTIVES PRONOUNS
07 – TO BE VERB: Simple Present; Simple Past; Simple Future.
08 – TO HAVE: Simple Present; Simple Past.
09 – PRESENT CONTINUOUS TENSE
10 – PAST CONTINUOUS TENSE
11 – PREPOSITIONS OF PLACE
12 – NUMBERS: Cardinal; Ordinal.
13 – THE DAYS OF WEEK
14 – THE MONTHS OF THE YEAR
15 – SEASONS OF THE YEAR
16 – PERSONAL PRONOUNS
17 – QUESTION WORDS
18 – SIMPLE PRESENT
19 – POSSESSIVE PRONOUNS
20 – IMPERATIVE: Afirmative / Negative.
21 – WHO TIME IS IT? (HOURS)
22 – ADJECTIVES
23 – HOW MANY / HOW MUCH
24 – MODAL VERBS: CAN / MAY / SHOULD
25 – ADVERBS
26 – SIMPLE FUTURE



2) ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA

a) M A T E M Á T I C A   PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

01. CONJUNTOS: Classificação quanto ao número de elementos; Relação de pertinência: Pertence -  e Não Pertence - ; Relação de inclusão: Está Contido -  e Não Está Contido - ; Desigualdade, Subconjuntos e Número de subconjuntos de um conjunto; Operações: União, Intersecção e Diferença.
02. CONJUNTOS DOS NÚMEROS NATURAIS  NSubconjunto; Relações de ordem: Crescente e Decrescente; Operações: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão,Potenciação e Radiciação; Expressões numéricas; Múltiplos e Divisores; Números primos; Fatoração (decomposição em fatores primos); Máximo Divisor Comum – MDC; Mínimo Múltiplo Comum – MMC.
03. SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: Leitura; Escrita; Valores: Relativo e Absoluto; Representação, Propriedades, Operações e Expressões numéricas.
04. CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS – ZSubconjuntos; Módulo; Números simétricos; Comparação entre os elementos de Z; Operações: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação; Expressões numéricas.
05. CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS – QSubconjuntos; Estudo das frações: Propriedades, Classe de Equivalência e Simplificação, Redução e Comparação; Representação gráfica; Operações: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação; Expressões fracionárias; Problemas com números fracionários; Números decimais: Representação, Propriedades e Operações.
06. CÁLCULO ALGÉBRICO: Equação do 1º grau; Sistema de equação do 1º grau com duas variáveis; Resolução de problemas; Sistemas de equações lineares: Métodos.
 07. MATEMÁTICA FINANCEIRA: Razão; Proporção: propriedade fundamental; Aplicação; Grandezas e
     Números diretamente proporcionais; Problemas; Regra de três simples; Porcentagem; Juros simples;
08. ESTUDO DOS MONÔMIOS E DOS POLINÔMIOS: Expressões algébricas; Operações com monômios e com polinômios; Produtos notáveis e fatoração; Frações algébricas: Simplificação, MMC de monômios e de polinômios, Operações; Cálculo com Potenciação e com Radicais.
09. CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS – RSubconjuntos; Estudo dos radicais; Operações: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Potenciação e Radiciação; Expressões numéricas.
10. EQUAÇÃO DO 2º GRAU (completa e incompleta): Gráficos; Estudo dos Sinais; Problemas.
11. SISTEMA MÉTRICO DECIMAL: Unidade fundamental de medidas: tempo, comprimento, superfície, volume, capacidade e massa; Transformações de unidades de medidas; Operações com medidas decimais.
12. GEOMETRIA PLANA: Ponto, Reta e Plano; Segmento de reta; Ângulos, Medidas e Operações; Classificação dos triângulos e dos quadriláteros; Teorema de Tales e semelhança de triângulos; Teorema de Pitágoras; Perímetro e Área: Quadrado, Retângulo e Triângulo.


3) ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA

A) C I Ê N C I A S   PARA  O ENSINO FUNDAMENTAL


01. A estrutura da Terra, o solo, a água e o ar; Doenças transmitidas pela água, ar e solo; Destino do lixo.
02. ECOLOGIA: Cadeia e teia alimentar; Relações entre os seres vivos; Doenças relacionadas a alterações ambientais; Relação meio ambiente e saúde.
03. BOTÂNICA: Reino Plantae.
04. ZOOLOGIA: Classificação dos seres vivos; vírus; Reinos: Monera, Protista, Fungi e Animalia.
05. CORPO HUMANO: Célula e tecidos.
06. MORFOFISIOLOGIA DO CORPO HUMANO: Sistemas: digestório, respiratório, cardiovascular, urinário, locomotor, nervoso e órgãos dos sentidos, endócrino e reprodutor.
07. QUÍMICA: Estrutura do átomo e identificação; Tabela periódica dos elementos químicos; Ligações químicas: iônica, covalente e metálica; Propriedades da matéria: matéria, corpo e objeto; Substâncias e misturas; Sistemas; Separação de misturas homogêneas, heterogêneas e alotropia.
08. FÍSICA: Movimentos com velocidade constante; O movimento com aceleração; Forças; A atração gravitacional; Trabalho e energia; Máquinas que facilitam o dia a dia; Calor; Transmissão de calor; As ondas e o som; A natureza da luz; Espelhos e lentes; Eletricidade e magnetismo.

4) ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS

A) H I S T Ó R I A   PARA  O ENSINO FUNDAMENTAL


01. HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO: Sinais convencionais de trânsito; Meios de comunicação; As diversas profissões no campo e na cidade; Documentos que as pessoas precisam para exercer sua cidadania; Papel social das diversas ocupações; Semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais; Noções de como planejar os gastos; A importância do comportamento ético e do exercício da cidadania; Direitos e deveres do cidadão, do bairro, e sua importância na garantia de qualidade de vida dos moradores; Direitos e deveres do consumidor quanto à utilização de energia, água e esgoto; Aspectos referentes à cultura indígena e povos tradicionais; Características da cultura indígena e povos tradicionais: costumes, religião, vestuário, etc.; As manifestações culturais típicas de nossa região: festas folclóricas e datas comemorativas; A comunidade como patrimônio histórico e cultural e a importância da sua preservação.
02. HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES POPULACIONAIS: A história do município; As diversas formas de produção de bens de consumo no campo e na cidade; A organização dos poderes no âmbito municipal e estadual (executivo, legislativo e judiciário), bem como a forma como são escolhidos os representantes desses poderes; Noções de décadas, século e milênio; Problemas sociais relacionados à questão da terra e à preservação da cultura dos povos regionais; Características da sociedade portuguesa no período das grandes navegações; Elementos que constituíram a colonização Portuguesa no Brasil, e seus efeitos sobre a sociedade indígena; As relações de domínio dos brancos sobre os índios e negros, a partir da imposição do trabalho escravo e da aculturação provocada pela catequese; A escravidão no Brasil.
03. AS RELAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS E DE TRABALHO E PODER: Os principais habitantes do Brasil; Mitos de origem do mundo e do homem: história, mitos e lendas; Os grupos humanos e o nascimento do Estado; Diferentes povos do Oriente (fenícios, persas, hebreus, egípcios e outros); Grécia e Roma; A importância da religião na prática social dos povos da antiguidade oriental; A noção de Império: relações sociais, de poder e econômicas; O conceito de Estado, religião e poder; O conhecimento, as expansões e o imaginário do mar; A Europa e as navegações; Natureza e povos do Brasil; Os portugueses no Brasil; As relações de produção e relações sociais: a construção de expressões de poder; As ordens religiosas e a educação; Os aldeamentos indígenas no Brasil; Diferenças étnico-culturais no Brasil; As primeiras administrações portuguesas no Brasil; Missões jesuíticas e aculturação indígena; As diferentes temporalidades e os sujeitos históricos; Características econômicas e de uso da terra e prejuízos ao meio ambiente; Diversidades étnico-culturais no tempo; Conceito de exploração; Conflitos, revoltas, reformas, invasões e novas ideias; As disputas pelo poder: estados nacionais, povos, mentalidades, representações e gênero.
04. NAÇÕES, POVOS, LUTAS, GUERRAS E REVOLUÇÕES: As reformas no Brasil; O processo de independência do Brasil; A Constituição de 1824; Relações internacionais e jogos de poder; A construção dos heróis brasileiros e da identidade nacional; Diferentes relações sociais a partir da diversidade étnico-cultural; O império brasileiro; Conflitos e lutas por poderes regionais; Consolidação do território brasileiro; Movimentos de independência em toda a América Latina; Conceito de território e de nação; Os mitos da independência; Interações entre sociedade e natureza na organização do espaço histórico, envolvendo a cidade e o campo; Processo de imigração; Relações de trabalho e o fim do regime escravagista; ideias republicanas, Resistências escravas e quilombos; Leis abolicionistas e interesses diversos; Repensando o conceito de escravidão; República e outras formas de governo; Relações sociais, políticas e econômicas na república; Industrialização no Brasil; Reformas na educação; Políticas indigenistas.
05. CIDADANIA E CULTURA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO – RELAÇÕES DE PODER, NAÇÕES E COTIDIANO: Panorama do século XX no mundo; Conflitos e guerras que marcaram o século XX; Movimentos sociais no século XX; Crise política e produção artística; O Brasil na Primeira Guerra; O contexto político, econômico e cultural da sociedade política, no século XX; Cenário do período entre as duas guerras mundiais; Imigração para o Brasil e diversidade étnico-racial; Ditadura e democracia: estado e poder; Bipolarismo político: capitalismo e socialismo; O populismo no mundo; O crescimento do totalitarismo; Nazismo, fascismo e segunda guerra mundial; Democracia e totalitarismo no mundo; O Pós-guerra e a ordem mundial; A ONU e os Direitos Humanos; A industrialização do Brasil – relações com a economia mundial; A associação da ideia de progresso ao desenvolvimento econômico; A questão social e as organizações de trabalhadores; Organização de partidos políticos; O contexto da Guerra Fria; As ditaduras na América Latina; Intervenção política e militar dos EUA; Países socialistas: revoltas e revoluções no campo e nas cidades; Brasil: Estado e propaganda; a música brasileira; arte popular; a televisão como veículo de comunicação; Integração e manutenção do território brasileiro; Diversidade de manifestações artísticas; Formas de resistência; Redemocratização no Brasil: o movimento das Diretas Já!; A Constituição de 1988; O papel das eleições na construção da cidadania e da democracia; Cidadania e atuação política e social; Movimento estudantil; Movimentos indígenas no século XX; Formas de trabalho e globalização; O meio ambiente – movimentos sociais e transformação; Negros e índios na sociedade atual; Desenvolvimento dos meios de comunicação e informação; Neoliberalismo; Diferentes formas de ação social.
06. HISTÓRIA DE RONDÔNIA: A população indígena; O Forte Príncipe da Beira; O primeiro ciclo da borracha; A construção da E.F.M.M.; A importância de Aluízio Ferreira; O segundo ciclo da borracha; A abertura da rodovia BR-364; Os governadores do Território Federal do Guaporé e do Território Federal de Rondônia; Os garimpos de ouro do Rio Madeira; A criação do Estado de Rondônia e os Governadores do Estado de Rondônia.

B) G E O G R A F I A   PARA  O ENSINO FUNDAMENTAL




01. MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E PAISAGEM: Direitos e deveres; Noções de orientação e localização a partir do corpo: perto/longe; fora/dentro; acima/abaixo; continuidade de espaços; Noções de tempo: noite, dia, semana, mês e ano; Tipos de climas; O lazer; Tipos de paisagens, sua transformação e os elementos culturais; O uso dos recursos naturais e o lugar de vivência; O coletivo e o individual; Meios de comunicação e de transporte; Ética e cidadania; Transformações e problemas do espaço urbano e do espaço rural; Atividades econômicas rurais e urbanas e setores da economia; Os mapas contam história; Os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais; Legenda e escala; As paisagens naturais brasileiras: relevo, clima, vegetação e hidrografia; A forma e os movimentos da Terra; Coordenadas Geográficas; O território brasileiro no mundo; Divisão, Localização, Limites e Fronteira; Formação do povo brasileiro; Crescimento e movimento da população; Urbanização e Industrialização; As tecnologias no processo de produção e construção do espaço; As regiões brasileiras; A Amazônia.
02. A GEOGRAFIA COMO UMA POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO: Definição da ciência geográfica; Noções de lugar, tempo e espaço; O trabalho do homem como agente transformador da paisagem; O estado e o município onde vive; Divisão político-administrativa; As mudanças nas relações sociais do trabalho; Atividade industrial: tipos de indústrias; Energia: tipos de energia; Comércio / Transporte e Comunicação: desenvolvimento no setor terciário; as relações comerciais internacionais; tipos e meios de transportes no Brasil.
03. O ESTUDO DA NATUREZA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O HOMEM: Paisagem, espaço e lugar; O homem e o espaço; As relações entre trabalho e paisagem; A natureza e o trabalho humano; A natureza como fonte de vida; Desmatamento; Recursos naturais renováveis e não renováveis; Constituição da terra/movimentos; Litosfera – Movimentos tectônicos; Formas de relevo; Formação dos solos/ocupação; Processo de erosão; Vegetação; Principais aspectos da vegetação do Brasil; Clima; Estações do ano; zonas climáticas do Brasil; Hidrografia; Biomas; Meio ambiente: poluição ambiental global e local; Os problemas socioambientais das cidades.
04. A CARTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO NA APROXIMAÇÃO DOS LUGARES: Orientação e Localização geográfica; Círculos da Terra ou linhas imaginárias (paralelos e meridianos); Coordenadas geográficas: latitude e longitude; Fusos horários: do Brasil e do mundo; Representações do espaço e a linguagem dos mapas; Escalas: tipos de escalas; Legenda; Mapas: tipos de mapas; Plantas e globo terrestre; Convenções cartográficas.
05. O CAMPO E A CIDADE COMO FORMAÇÃO SOCIOESPACIAIS: Meio rural e sua importância; Urbanização; Paisagens naturais; Atividades econômicas; Problemas ambientais no campo e na cidade; Paisagem urbana; Interdependência do campo e cidade; As novas tecnologias; Meio urbano: urbanização e industrialização, rede urbana, crescimento urbano no Brasil; Meio Rural: as transformações do setor primário, agricultura de subsistência e comercial, a questão da reforma agrária, principais cultivos no Brasil; Principais produtos agrícolas de estado de Rondônia; Agronegócios e agroindústria; Movimentos migratórios.
06. PAISAGEM E DIVERSIDADE TERRITORIAL BRASILEIRA: Brasil: um país de contraste; Divisão oficial do IBGE; A divisão do Brasil em três regiões geoeconômicas: -O Nordeste: características gerais, a zona da mata, o sertão, o agreste, o meio norte; -O Centro Sul: região rica e diversificada; -A Amazônia: a maior região brasileira, Amazônia de ontem e de hoje, os principais problemas ambientais da Amazônia atual.
07. A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS E DAS NOVAS TERRITORIALIDADES EM REDE: Modo de produção; Globalização; Capitalismo x socialismo; Ordem bipolar e Multipolar; A divisão internacional do trabalho e a divisão do mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvido.
08. POLÍTICA ECONÔMICA: Economia mundial e Globalização; Características da economia global; Transformação no espaço geográfico; Transnacionais.
09. UM SÓ MUNDO E MUITOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS: Aspectos gerais das Américas: físicos; socioeconômicos; étnicos; América: localização e regionalização; Aspectos políticos, econômicos, naturais sociais (o indígena, negro e seus conflitos); Blocos econômicos: MERCOSUL; NAFTA e proposta da ALCA; Aspectos físicos, econômicos, políticos e culturais.
10. MODERNIZAÇÃO, MODOS DE VIDA E A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL: Países desenvolvidos; Países subdesenvolvidos; Índice de Desenvolvimento Humano (I.D.H.); Desenvolvimento sustentável; Fontes de energia; Principais fontes de energia utilizadas (renováveis e não renováveis); Energia alternativa; Consumo e questão ambiental.
11. GEOGRAFIA DE RONDÔNIA: Aspectos gerais; Localização; Área; Limites; Fusos horários; Climas; Vegetação; Rondônia e a preservação da floresta; População e Composição étnica; Recursos Naturais; Fontes de Energia e a Indústria; Extrativismo; Agropecuária; Transporte; Turismo e Manifestações Culturais; Divisão política. 

32 comentários:

  1. Queria saber se pra estudar língua inglesa? Pq na minha escriações não tem.por favo

    ResponderExcluir
  2. Não estou conseguindo entender, estudar por aqui no site, alguém pode me ajudar pfv.

    ResponderExcluir
  3. Oi?doni imprimir todos esse conteúdo tá aí, agora tou estudando cada tema no Google, matemática YouTube só escrever cada tem na Net vc acha.boa sorte

    ResponderExcluir
  4. No meu também não têm inglês, mais acho que não é necessário estudar essa disciplina já que não têm marcado.

    ResponderExcluir
  5. Area de Linguagem corresponde a Língua Portuguesa com Redação e Língua Inglesa.

    ResponderExcluir
  6. Não estou conseguindo me escrever para o provão como faço.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu queria saber se posso ir fazer a prova apresentando minha identidade pq não encontrei o papel que me entregaram

    ResponderExcluir
  9. como faço pra fazer a prova onde me inscrevo ou tenho q ir na escola e quando começa as inscrições ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem quer ir no local, ou seja no padre moretti, e no período das inscrições.

      Excluir
  10. para quem já fez a prova, qual a data para pegar o resultado

    ResponderExcluir
  11. para qm ja fez a prova, que dia sai o resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou querendo saber o dia

      Excluir
    2. Eu também estou querendo saber a data do resultado das provas do fundamental e do ensino medio

      Excluir
  12. Esses conteúdo vai ser o mesmo do próximo provão de setembro ou vão atualizar?

    ResponderExcluir
  13. Gente esse conteúdo vai ser o mesmo do próximo provão de setembro ?

    ResponderExcluir
  14. Quem fez as escrições do ensino fundamental e o ensino médio vai fazer as duas provas no mesmo dia e no mesmo horário?

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. O provão é só marcação ou vamos ter que escrever as respostas também ?

    ResponderExcluir
  17. Esse conteudo vai ser o mesmo do Provao do dia 03/10 e 04/10 ?

    ResponderExcluir
  18. são os conteúdos das prova dos dias 05/10 e 06/10 ????

    ResponderExcluir
  19. Entendi nada, alguém me diz se são estes conteúdos que irão cair, ou se tem que estudar cada um? Tô em dúvida

    ResponderExcluir
  20. Queria saber se pra saber
    o resultado das provas tem que ir lá ou tem algum site ?

    ResponderExcluir
  21. Resultado do provão já saiu ?? De outubro

    ResponderExcluir